DEFESA PESSOAL

Guilherme Ferreira

DEFESA PESSOAL PARA MULHERES

Curso que ensina a praticante a se defender de variadas situações de violência, independente do gênero, idade, tamanho, força ou condicionamento físico, desenvolvendo também sua autoconfiança, segurança, postura, expressão corporal, percepção e autoconhecimento, disciplina e boa conduta.

Objetivos: Preparar e condicionar a praticante para o confronto real, ensinando de maneira clara, objetiva e eficaz, as possíveis situações e formas de combate, adaptadas para a realidade da sociedade atual, sabendo também avaliar os riscos e a necessidade destas ações e esclarecendo questões como por exemplo, a legítima defesa.

O professor responde:


1) Como e porque se especializou nessa matéria?

Como praticante de artes marciais, e sendo colaborador em projetos ligados a causas sociais e assistencialistas, incluindo parceria anterior com o CEAM – Chiquinha Gonzaga, e observando os inúmeros casos que se propagam de violência contra mulheres vi a forte necessidade atual de uma atenção à defesa das mesmas.

2) Conte nos sobre sua experiência no assunto

Me formei faixa preta (ninjutsu) em 2004 mas antes disso já ficava muitas vezes à frente do Dojo, como de praxe na formação. Fui responsável por 2 centros de treinamento no Rio de Janeiro (capital e em Macaé), durante um período de alguns anos. Eram turmas mistas e haviam meninas interessadas pelos diversos motivos, desde a prática de uma atividade física para exercitar o corpo, a filosofia (corpo, mente e espírito) e as técnicas de defesa. Tive algum treinamento em outras artes, também.

3) Quais técnicas e ferramentas serão usadas nos cursos?

Técnicas simples (diversas) e relativamente fáceis de aplicar em situações do cotidiano, levando em consideração principalmente uma possível diferença de tamanho e força em relação à pessoa oponente.

Para os treinos, o Calouste dispõe de instalações com espelho, tatame, aparelhos e equipamentos de proteção que foram contribuição do CEAM, Subsecretaria de Políticas para a Mulher (Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos – SMASDH) e da apoiadora Michele Pin (parceiros no projeto), como saco de pancada, protetor de tórax, protetor de cabeça, protetores bucais, luvas, bandagens, aparadores de socos e chutes, cordas e afins.

4) O que será produzido durante o curso?

O curso tem por objetivo preparar e condicionar a praticante para o confronto real, ensinando de maneira clara, objetiva e eficaz, as possíveis situações e formas de combate, adaptadas para a realidade da sociedade atual, sabendo também avaliar os riscos e a necessidade destas ações e esclarecendo questões do que é ou não legítima defesa.

5) Que uso o aluno poderá fazer com o conhecimento adquirido?

Defesa própria e/ou de pessoas próximas, autocontrole e saber lidar da maneira mais apropriada com situações adversas, se houver necessidade, além do bem estar físico e mental que a atividade proporciona.

6) Detalhe os módulos do curso e fale sobre os assuntos que serão abordados, relacionando a arte teórica com a prática.

Tópicos abordados com teoria e exercícios:

Alongamento, Condicionamento, Relaxamento

Conceito de Legítima Defesa

Bloqueio de Avanço do Oponente

Brigas com Puxões de Cabelo

Socos, Tapas e Chutes

Ameaça com Arma Branca

Ameaça com Arma De Fogo

Arremessos e Quedas

Cair Sem Sofrer Danos

Imobilizações e Torções

Asfixia e enforcamentos

Agarramentos

Agarre do Pescoço

Pontos Vitais

Pontos de Pressão

Ossos e Articulações

Como Se Defender de Oponentes Mais Fortes

Utilização de Objetos Comuns

Tentativa de Assalto, Sequestro ou Estupro

Além destes, outros profissionais da área de segurança, assistência social e outras áreas afins, deverão apresentar palestras durante o desenvolvimento do curso.

7) Para quem está direcionado o curso?

Mulheres, a partir dos 18 anos.

8) Resumo do que o aluno aprenderá no curso.

O curso ensina a praticante a se defender de variadas situações de violência, independente do gênero, idade, tamanho, força ou de seu condicionamento físico, desenvolvendo também sua autoconfiança, segurança, postura, expressão corporal, percepção e autoconhecimento, disciplina e boa conduta.

DEFESA PESSOAL PARA MULHERES

TERÇAS E QUINTAS NOITE

R$ 100,00

Características do Professor:

Experiente.

Conhecimento teórico e prático.

Atenção exclusiva

Se adapta as necessidade do aluno.

Da mão

Segue passo a passo a evolução do aluno.

No seu ritmo

Respeita o ritmo de aprendizado do aluno.

Características do Curso:

Comunidade criativa

Compartilhe suas dúvidas e conhecimentos com alunos e professores no fórum do Coletivo.

Divulgação

Sua produção poderá formar parte do conteúdo que o Coletivo divulgará nas redes.

Coordenados

Os cursos são coordenados profissionalmente para alcançar os objetivos.

Certificado

Registro e comprovante da conclusão do curso.