XILOGRAVURA

Hugo Bernabé

Hugo Bernabé é artista visual, gravador, pintor e desenhista. Também atuante na área de produção de exposições artísticas. Participou de residências artísticas com Raimundo Rodrigues em 2017 e no SESC Niterói em 2019. Ministrou oficinas de arte e criação no Centro Educacional (CEN)Niterói em 2014. Foi monitor de desenho de modelo vivo, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, EAV, nas aulas do Gianguido Bonfanti de 2017 a 2018. Trabalha como monitor e impressor de gravura em metal no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, nas aulas de Roberto Tavares. Ministrou oficinas de arte e criação na semana de arte e design na UFF, no SESC Alagoas, SESC Niterói e na Universidade Federal São João Del-Rei, durante o inverno cultural UFSJ. Ministra as oficinas “poética da ilustração”, “Xilogravura” e “Gravura em metal” no Centro Cultural da UERJ. Realizou exposições individuais, entre elas: “os velhos pensamentos” na ACM Lapa, Rio de Janeiro, em 2015 e “Ruídos Urbanos” no Centro Cultural Abrigo de Bondes, Niterói, em 2017. Participou de exposições coletivas, como: “Memórias Transeuntes” no SESC Alagoas em 2019, “Cidades Invisíveis”, na Casa França- Brasil RJ 2018, “Pictoricidades” no centro cultural da UFSJ, em São João Del Rei, em Minas Gerais, “Salve são Jorge 23”, na Fábrica de Espetáculos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro em 2017, “Projeto +NOVOS” e “Multiarte” na Galeria Ismael Nery, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, no Rio de Janeiro 2017.

Nesta oficina estudaremos a prática de diferentes técnicas de reprodutibilidade para que tenhamos uma maior compreensão do processo de gravação da xilogravura. Linóleo-gravura, isogravura, frotagem e Monotipia. Veremos também as técnicas de criação de uma gravura, projeto, impressão, reprodução e apresentação de trabalho.

Durante o curso será pensada a questão da reprodutibilidade, os processos de gravação e desenvolvimento das técnicas de reprodução na arte e as vastas possibilidades apresentadas pela linguagem da gravura.

Utilizaremos técnicas acessíveis para a experiência dos processos de gravação. Pretende-se chegar ao tradicional processo de gravação em madeira perpassando diversas possibilidades e experimentações tanto da gravura quanto da impressão.

Nas primeiras semanas trabalharemos nos projetos a serem gravados e nas formas de transferência do desenho. A partir deste projeto pronto, iniciaremos o processo de gravação e abordaremos a técnica da xilogravura.


Horários:

Quinta feira: 9h-12h ou 14h-17h

Preço:

R$ 150


Características do Professor:

Experiente.

Conhecimento teórico e prático.

Atenção exclusiva

Se adapta as necessidade do aluno.

Da mão

Segue passo a passo a evolução do aluno.

No seu ritmo

Respeita o ritmo de aprendizado do aluno.

Características do Curso:

Comunidade criativa

Compartilhe suas dúvidas e conhecimentos com alunos e professores no fórum do Coletivo.

Divulgação

Sua produção poderá formar parte do conteúdo que o Coletivo divulgará nas redes.

Coordenados

Os cursos são coordenados profissionalmente para alcançar os objetivos.

Certificado

Registro e comprovante da conclusão do curso.

Cursos que podem lhe interessar

GRAVURA e suas variações

Roberto Tavares

TERÇAS: 10-13h ou 14h-17h ou 18h-21h

320,00

MARCENARIA AVANÇADA

José Amilton

QUARTAS: 9h-12h ou 14h-17h ou 18h-21h

QUINTAS: 14h-17h ou 18h-21h

SEXTAS: 9h-12h ou 14h-17h

240,00

CERAMICA - Iniciação e Desenvolvimento

Dony Gonçalves

QUINTAS: 9h-12h ou 14h-17h

SEXTAS: 9h-12h

250,00

ARTE EM TECIDO

Janaína Apolônio

TERÇAS: 9h-12h ou 14h-17h

180,00