O Ateliê de Experimentação Escultórica apresenta:
Máscaras
Desvelando a Persona
Bem-vindos à exposição:
"Máscaras - Desvelando a Persona"
Nesta mostra, exploramos a diversidade e a profundidade das máscaras como um objeto de arte e instrumento de comunicação cultural.
As máscaras foram utilizadas há séculos em todo o mundo para transmitir a identidade de um povo, ritualizar cerimônias, representar arquétipos da sociedade além de ocultar a verdadeira personalidade do indivíduo.
Esta exposição reúne obras de artistas que usaram a máscara como meio de expressão.
Cada peça apresentada oferece uma perspectiva única sobre o tema, abrangendo a diversidade de culturas e contextos históricos em que as máscaras foram criadas. Através dessas obras, podemos descobrir a importância cultural e artística das máscaras, enquanto exploramos suas muitas facetas na contemporaneidade.
Ao longo da exposição, veremos trabalhos de artistas que vão desde abordagens contemporâneas, modernistas a produções mais tradicionais, cada um com sua própria linguagem e visão artística.
As máscaras aqui presentes são uma mistura de obras de arte contemporâneas e objetos tradicionais, todas unidas pela sua qualidade particular de capturar uma parte da essência da persona, que se esconde atrás delas.
Esta exposição é uma celebração da arte, trazendo o objeto máscara como um elemento de comunicação cultural universal, que nos remete a nossa ancestralidade assim como a nossa contemporaneidade.
Espero que os visitantes desta exposição, possam desfrutar de nossa diversidade cultural, experimentando cada personalidade encantada e representada na mais profunda arte, amplificando o significado e a importância das máscaras em nossa sociedade e cultura.
Sejam Bem vindos!
Aproveitem a exposição!
Sandro Lucena
Professor do Curso e Orientador da Exposição.
Artistas expositores
Aziza Cuba
"Verde Cicatrizes"
Cerâmica esmaltada
Aziza Cuba
"Revolta dos espíritos"
Cimento e alumínio
Deise Fragoso
Deise Fragoso
Deise Fragoso
Flavio Persy
“Oya de mim “
Cimento e basalto, patinado
O artista tem como inspiração a Orixá feminina Iansã. Oya é a forma carinhosa que também chama-se essa Orixá. Suas características de personalidade são a força, coragem, determinação e espírito de liberdade. Iansã representa a potencialidade e empoderamento feminino. Os animais que a representam são: o búfalo, com sua força e coragem representado na máscara pelos chifres, e a borboleta que demonstra a beleza, leveza e liberdade centralizada em sua testa. Eparrei Oya!
Luis Galvão
"Carnaval"
Alumínio, Sisal e madeira
Máscara de Carnaval fantasiosa e artística para alegrar a festa.
Millo
Processo de Criação:
Meu pai era ferroviário e eu sempre morei bem perto da estrada de ferro , como dizemos lá em Minas. Sempre estive observando as peças "brutas" que prendem os trilhos... suas formas... orelhas, nariz, etc. Após investigação de vários modelos da América e África, cheguei a esta Máscara. A amiga Ana Dilá viu de outro ponto de vista e descobriu duas máscaras em uma só.
Sandro Lucena
Alice
"Costumes dos povos Bwa "
Material: cimento cinza, fitas coloridas, pasta cor prata
Dança africana dos povos Bwa, localizado em Burkina Faso. É dançada para os espíritos das florestas invisíveis.
Ana Dilah
"A última existência"
Cimento, areia e pó de pedra.
Partindo de um molde de silicone feito há cinco anos, utilizado sete vezes.
A Última Existência é sua oitava versão. Nela uso a cor branca como referência à ausência de cores, representando à ausência de vida, e cores onde busco trabalhar as dores oriundas deste momento. Uma obra realizada no plano simbólico.
PREÇO – R$ 500
Ana Dilah
"Ancestralidade"
Papelão reciclado, farinha de trigo
Feita de Papier Marche, com uma massa desenvolvida a partir do papelão usado para embalar ovos, apreendida com Cazé, meu pai, e me dada de presente . Ancestralidade parte de um desenho feito por sua bisneta, Ana Laura de 4 anos, de uma das máscaras feitas por ele, num dos momentos em que lhe conto a história do “Bisinho”. A pintura busca incorporar temas desde sempre necessários como, respeito a diversidade, relações abusivas e esperança.
PREÇO – R$ 1.500
Ana Dilah
Lixuria
Material – Assemblage com restos de pedaços de árvore e de bijuterias.
Feita totalmente com material reaproveitado, pedaços de troncos de árvores, e restos de bijuterias pessoais. Em LIXURIA, utilizo adornos em busca do belo como facilitador do alcance da luxuria, resinificando assim, o lixo.
PREÇO – R$ 300
Bernardo Costa
Máscara 1
Cimento e basalto pigmentado
Bernardo Costa
Máscara 3
Cerâmica
Bernardo Costa
Máscara 2
Cerâmica
Bernardo Costa
"Máscara 4"
Cerâmica
Isabelle Machado
"Metamorfose"
Material: molde de gesso, tinta acrílica, colagem papel revista
Isabelle Machado
"Monstra"
Cimento branco, pó de mármore e basalto
Isabelle Machado
"Afetos"
Atadura gessada, gesso, papel, cola, cera.
Lia Campos
"Raízes da terra"
Papelão policromado
Raízes da terra espalhadas pelo chão. Umas são nativas, e outras vieram de longe para florir o meu pomar. Regadas pelas águas do velho do Rio, e pelo sol nascente, multiplicando sementes coloridas no jardim. Mas os ventos fortes sopravam em altos sons; "onde está a minha raiz". Mas logo veio a calmaria e assim respondia: " As raízes misturadas fazem parte desse chão". Então adormeci, sonhando com a paz.
Lia Campos
"O velho do Rio"
Papel e algodão policromado.
Raízes da terra espalhadas pelo chão. Umas são nativas, e outras vieram de longe para florir o meu pomar. Regadas pelas águas do velho do Rio, e pelo sol nascente, multiplicando sementes coloridas no jardim. Mas os ventos fortes sopravam em altos sons; "onde está a minha raiz". Mas logo veio a calmaria e assim respondia: " As raízes misturadas fazem parte desse chão". Então adormeci, sonhando com a paz.
Lia Campos
"Sonhando com a paz"
Cimento policromado.
Raízes da terra espalhadas pelo chão. Umas são nativas, e outras vieram de longe para florir o meu pomar. Regadas pelas águas do velho do Rio, e pelo sol nascente, multiplicando sementes coloridas no jardim. Mas os ventos fortes sopravam em altos sons; "onde está a minha raiz". Mas logo veio a calmaria e assim respondia: "As raízes misturadas fazem parte desse chão". Então adormeci, sonhando com a paz.
Liane Calheiro
"Nascimento do espírito"
Cerâmica
"Quando inspiro, sou raiz...
Quando expiro, sou folha...
E no intervalo dos dois me torno seiva"
Liane Calheiro
"Deusa"
Cerâmica
"quando inspiro, sou raiz...
quando expiro, sou folha...
e no intervalo dos dois me torno seiva"
Rosangela Castro
"Máscara capacete bobo"
Papelão policromado
"As máscaras africanas têm significado espiritual-religioso. Variam em estilos, tamanhos e materiais utilizados.
Quando a pessoa usa a máscara, ela assume a identidade que a máscara representa."
Rosangela Castro
"Máscara Bobo"
Cimento patinado
"As máscaras africanas têm significado espiritual-religioso. Variam em estilos, tamanhos e materiais utilizados.
Quando a pessoa usa a máscara, ela assume a identidade que a máscara representa."
Rosangela Castro
“As máscaras africanas têm significado espiritual-religioso. Variam em estilos, tamanhos e materiais utilizados.
Quando a pessoa usa a máscara, ela assume a identidade que a máscara representa."
Wallace Lopes
Zito
"Máscara do Zito"
Pó de concreto celular sobre papelão, cola e vidro.
Expressões faciais dão exterioridade e sempre são a revelação do que há de mais interior nas pessoas. Daí a idéia de expressar uma que fosse estática e inexpressiva. Para transmitir essa possibilidade usei o cimento sobre um balão vazio.
Valor: o querer basta